A madeira tratada em autoclave é um produto extremamente seguro ao manuseio e uso, desde que todo o processo de tratamento seja respeitado conforme as normas técnicas ABNT e internacionais que o padronizam.

Quando o tratamento é feito conforme a padronização, o agente preservante (CCA-C no caso da IMPREGNA) é incorporado à madeira, fixado no interior de suas células, o que o torna tecnicamente inseparável da madeira, devido ao percentual de lixiviação ser praticamente zero. No entanto, algumas orientações de segurança devem ser seguidas.

USO DE PRODUTOS COM MADEIRA TRATADA

Não se queima madeira tratada, pois a queima, destrói a integridade celular e libera os componentes químicos do agente preservante, que em altas concentrações pode ser tóxico se inalado.

Não se utiliza madeira tratada como tábuas de carne ou recipientes de armazenamento de alimentos, pois a madeira libera particulados que podem ser perigosos no longo prazo.

TRABALHO COM MADEIRA TRATADA

O trabalho com madeira tratada requer os mesmos cuidados de segurança que o trabalho com qualquer tipo de madeira, sendo obrigatório o uso de EPIs a fim de evitar acidentes de trabalho e doenças causadas pela longa exposição à particulados.

Recomenda-se que os resíduos não sejam liberados diretamente ao meio ambiente, devendo estes serem recolhidos e encaminhados à aterros sanitários .

Jamais utilize madeira tratada que esteja liberando líquidos, se este líquido aquoso estiver sendo liberado significa que o processo de preservação não foi corretamente efetuado, e o agente preservante, que antes da reação com a madeira é produto químico toxicidade nível 1. Este líquido deve ser recolhido, jamais deixando a mesma atingir o solo ou a rede de esgoto, tanto pluvial quanto cloacal. Para recolhê-lo, utilize areia, serragem ou outra substância absorvente. Se utilizar tecido, esteja ciente de que o mesmo deve ser inutilizado e enviado ao fornecedor da madeira.

Você deve contactar o fornecedor pois esta madeira e a substância expelida devem ser devolvidas imediatamente ao mesmo. Nos produtos IMPREGNA todos as normas de segurança na preservação de madeiras são seguidas, por isso o cliente pode ter a certeza de estar manuseando um produtos seguro.

 

*OCORRÊNCIA DE RESINA

Eventualmente as madeiras de Pinus podem expelir resina, mas esta é fácil de ser identificada, pois tem consistência pastosa e cor amarela/alaranjada, esta por sua vez não apresenta risco nenhum.