INDICAÇÕES PARA USO EM MADEIRA TRATADA

O resultado de uma obra está diretamente ligado ao material utilizado e à forma com que a mesma é executada, por isso, a correta utilização das ferragens e dos insumos é parte importante.


Fixação: 

Para a fixação de peças de madeira de Pinus tratada é indicado o uso de:

Pregos Ardox (Espiralado) ou Anelados;

Parafusos: Parafuso para madeira (tipo Autoatarraxante cabeça Philips ou Pozidrive);

Parafusos ou Barra Roscada;

Unidade de Fixação do Tipo Parabolt;

Bucha de fixação – plástica para peças mais finas e conjunto Cone e Jaqueta (bucha Metálica);

OBS.: Qualquer ferragem a ser usada com madeira, principalmente de coloração clara, deve ser galvanizada, inox ou de latão, a fim de evitar manchas causadas pela corrosão das mesmas.

Adesivos:

Existem vários tipos de adesivos no mercado, com várias aplicações diferentes, é importante ter em mente o que será colado e quais os fatores irão influenciar na sua durabilidade, por exemplo, para a aplicação em móveis e ambientes internos, que receberão pouca ou nenhuma umidade e calor excessivos, ou mesmo em ambientes externos não sofrerão grandes esforços, adesivos do tipo PVA já apresentam uma boa fixação e durabilidade. Para casos onde as madeiras estarão expostas e sofrendo ação de intempéries ou esforços maiores, é indicado o uso de adesivos estruturais que tenham uma boa fixação em madeira, os que têm base epóxi apresentam ótima resistência e durabilidade. Existem adesivos que melhoram a fixação quando expostos à umidade, mas é necessário observar a exposição ao Ultravioleta que costuma degradar os adesivos.


Correção de Imperfeições:

Madeiras expostas às agressões do meio estão sujeitas a sofrer imperfeições como rachaduras, trincas e fissuras, em raríssimos casos essas imperfeições comprometem a resistência à esforços da madeira, sendo assim, a necessidade de correção é apenas estética. Cada profissional tem um segredo para esses casos (massa para vidro com pó xadrez, etc…) para o preenchimento dessas imperfeições indica-se massa para madeira, encontradas em lojas de tintas.


Recobrimento ou pintura:

Uso interno – para utilização em móveis ou outras aplicações, não expostas às intempéries, podem ser utilizadas tintas que fixem em madeira como por exemplo esmaltes sintéticos, desde que seja aplicado selador para madeira, já que a porosidade da madeira de pinus possibilita grande penetração da tinta elevando assim seu consumo, outra razão para o uso de selador é vedar os nós a fim de evitar que a migração de resinas provoque manchas nas peças.

Uso externo – Para a aplicação em madeiras que sofrerão ação de intempéries, exposição excessiva aos raios UV e à umidade é indicada a aplicação de recobrimentos que não criem filme (película), já que esta camada tende a descascar, neste caso os Stains são os produtos mais indicados já que sua textura mais líquida possibilita uma melhor penetração na madeiras não criando filme, os stain de cores semitransparentes não necessitam aplicação de selador, o que é indicado apenas para as cores sólidas e claras a fim de evitar manchas.


A IMPREGNA adota um conjunto específico de cores que disponibiliza em seus produtos de série, no entanto você pode conferir outras cores nos sites dos fabricantes:

Sayerlack

Sparlack (Coral)

Montana

Os mostruários de cores encontrados nos sites das empresas acima não reproduzem fielmente as cores aplicadas sobre a madeira de Pinus Tratada.

A importância do recobrimento esta na hidro-repelência e no filtro solar, o que diminui a ocorrência de rachaduras e fissuras, além de conferir um acabamento estético.